Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Ethnoscientia é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), dedicada à divulgação de textos e contribuições originais sobre a temática etnobiológica e etnoecológica.

Ethnoscientia publica manuscritos em todas as áreas da Etnobiologia e Etnoecologia, em textos sobre as relações, do presente e do passado, entre os seres humanos de diferentes sociedades e a natureza, em suas diferentes manifestações, percepções e enquadramentos. As áreas de pesquisa a serem publicadas na revista podem estar relacionadas, mas não limitadas, à etnobotânica, etnozoologia, etnopedologia, etnomicologia, etnomedicina, etnofarmacologia, etnoveterinária, etnomatemática, etnomúsica, etnoastronomia, agricultura tradicional, paleoetnobotânica, zooarqueologia, etnogastronomia e etnonutrição, legislação e regulamentação, história e filosofia da ciência, ecologia humana, ecologia cultura e memória biocultural, linguística e outras áreas envolvidas com as etnociências em suas variadas relações.

 

A revista é de acesso aberto e gratuito com revisão por pares (peer reviewed) e on-line, comprometida a publicar trabalhos com dados científicos consistentes que tragam avanço ao conhecimento das áreas.

A SBEE tem grande preocupação com a questão ética dos trabalhos publicados e associados a Ethnoscientia tendo como norteador as diretrizes dispostas na Carta de Belém (1988), no Código de Ética da Sociedade Internacional de Etnobiologia (1996) e no Código de Ética da SOLAE (2017), a partir de onde reconhece os direitos e a soberania das comunidades tradicionais,  além do respeito à legislação internacional e de cada país referente aos temas abordados, assim como a integridade dos trabalhos publicados.

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos serão analisados pelo corpo editorial para publicação, seguindo o seguinte processo:

 

-     Etapa I: concordância com as normas das seções e análise de plágio em software específico

-     Etapa II (editor-geral): escopo da revista, qualidade geral e originalidade

-     Etapa III: (editores de área): qualidade e originalidade

-     Etapa IV (revisores – ao menos dois): aspectos gerais

 

O tempo de avaliação de cada trabalho deve variar de acordo com a qualidade geral dele e do processo de editoração da revista. Assim que aceitos os trabalhos serão publicados e disponibilizados online first.

 

Confira as políticas de seções para acessar as normas da revista.

 

Periodicidade

Ethnoscientia é uma publicação on line, que também conta com a publicação de fascículos temáticos organizados por seus editores.

Os trabalhos serão avaliados em fluxo contínuo e quando aceitos serão publicados e disponibilizados imediatamente on line first.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de publicação

A revista Ethnoscientia é uma publicação da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) para a divulgação de trabalhos originais das diferentes áreas que têm interface com a Etnobiologia e da Etnoecologia, dado seu caráter inter-transdisciplinar.

São princípios da Ethnoscientia  a divulgação e democratização da informação e por isso é uma revista de acesso aberto e gratuito, com o objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos de pesquisa sobre Etnobiologia e Etnoecologia produzidos no Brasil e no exterior.

São aceitos artigos de pesquisa/criação, artigos de revisão, cartas, manifestos e normativas, comunicações breves, criações artísticas, debates e discussões, discursos, entrevistas, discursos, resenhas críticas e relatos de caso (veja as especificações de cada seção em políticas de seção).

Todos os trabalhos submetidos passarão por avaliação do corpo editorial, com análise em software de detecção de plágio e avaliação por pares. Quando aceitos, os trabalhos serão publicados com seus respectivos DOI em formato online first.

 

Seções

Todos os trabalhos submetidos, independentemente da seção, passarão por análise do corpo editorial para publicação.

 

Todos os trabalhos aceitos para publicação, independentemente da seção, serão devidamente indexados.

 

Serão aceitos para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes seções:

 

  • Artigo de pesquisa/criação: artigo comunicando os resultados e discussões inéditos, resultantes de pesquisas originais referentes ao escopo da revista.

 

  • Artigo de revisão: comunicação de novas conclusões a partir de informações científicas válidas nas áreas que abrange o escopo da revista.

 

  • Cartas, manifestos e normativas: espaço para a divulgação de documentos de sociedades científicas, governos e comunidades tradicionais devidamente representadas com temática importante ao escopo da revista.

 

  • Comunicação breve: comunicação curta com resultados de investigações relevantes.

 

  • Debates e discussões: conjunto de textos sobre temas atuais propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista, cabendo aos editores a edição final dos textos – apenas a convite do editor.

 

  • Discurso: documento de uma fala ou apresentação oral – apenas a convite do editor.

 

  • Entrevistas: depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista.

 

  • Resenhas críticas: estudo sobre um texto publicado anteriormente, com considerações críticas sobre ele.

    Confira a lista de livros/trabalhos encaminhados pelos autores e disponíveis para avaliação em Obras disponíveis

 

  • O que eu vi: relato no estilo jornalístico-científico sobre debates e perspectivas e sínteses apresentadas em eventos científicos relacionados à área foco da revista – apenas a convite do editor.

 

  • Relato de caso: relato ou descrição de um caso específico.

 

Política de Acesso

Acreditamos na democratização do acesso a informação, principalmente de trabalhos com caráter científico acessível ao público geral, por isto esta revista é de acesso livre e publicação imediata (online first), com indexação em bases de acesso livre e disponível online e gratuito

 

Política de Ética

A Ethnoscientia adota o código de ética da Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE), da Sociedade Latino Americana de Etnobiologia (SOLAE) e o código de conduta de boas práticas de editoração científica do Committee on Publication Ethics (COPE), sendo de responsabilidade do autor o cumprimento da legislação internacional e da legislação vigente no território onde a pesquisa foi realizada.

Trabalhos com seres humanos devem respeitar os parâmetros da Declaração de Helsinki e de Tokyo e aprovados pelos comitês locais de ética em pesquisa ou equivalente, além do consentimento das pessoas envolvidas. Trabalhos que envolvam animais devem seguir os protocolos internacionais referentes.

Para trabalhos realizados em território brasileiro sugere-se consulta aos sites do CGEN, CNPq, FUNAI, IPHAN, SISBIO, CONEP/CEP que explicitam a legislação nacional vigente para pesquisas científicas.

Todas as autorizações obtidas para a realização dos trabalhos deverão estar descritas na carta de apresentação enviada junto a submissão dos trabalhos.

Todos os trabalhos submetidos serão previamente analisados em software específico para verificação de plágio.

Eventualmente, trabalhos publicados que não possuírem os parâmetros éticos adotados pela Ethnoscientia  poderão sofrer retratação pública.

 

 

Idiomas

São aceitos manuscritos em Inglês, Português ou Espanhol.

Os textos devem estar escritos de acordo com as normas de cada idioma utilizado e a correção é de responsabilidade dos autores.

Para conferir as normas de redação, observe as políticas de seção e instruções aos autores.

 

Custos para publicação

O valor para a publicação na Ethnoscientia é gratuito.

garantido para trabalhos submetidos até o final de 2018

 

Indexação

Todos os artigos possuem D.O.I. e estão disponíveis na base de dados do Google Scholar e do Directory of Open Access Journals (DOAJ). A revista também já se encontra avaliada na plataforma WebQualis/Capes.

 

Condições para submissão

O trabalho submetido deve estar dentro do escopo da revista, seguindo as normas e políticas de cada seção.

A publicação será realizada após aprovação pelo comitê editorial e a autorização de todos os autores de cada trabalho.

Todo o trabalho deve ser original, nunca publicado em qualquer outra local previamente.

Após publicado na presente revista ele poderá ser reproduzido na integra ou em qualquer outra forma desde que devidamente citado.

 

Antes de preparar um trabalho para a Ethnoscientia confira se:

  1.   Ele se enquadra no escopo da revista
  2.   Em qual seção da revista ele se enquadra
  3.   Ele é original e contribui com o desenvolvimento das etnociências
  4.   Ele é conciso, completo e pode atender a todas as Normas da revista
  5.   Ele respeita todos os preceitos éticos da Ethnoscientia

 

Qualquer dúvida, envie um e-mail para: contato@ethnoscientia.com

 

São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos artigos.

 

A SBEE tem grande preocupação com a questão ética dos trabalhos publicados e associados à Ethnoscientia que devem estar de acordo comas diretrizes dispostas na Carta de Belém (1988) e no Código de Ética da Sociedade Internacional de Etnobiologia (1996), a partir de onde reconhece os direitos e a soberania das comunidades tradicionais.

Pede-se especial atenção à legislação vigente internacional e nacional, sendo responsabilidade de cada autor o seu cumprimento.

Caso o trabalho seja aceito para publicação todos os autores devem assinar uma autorização para a publicação, onde se responsabilizarão legalmente por qualquer informação publicada.

Outros documentos poderão ser requisitados pelos revisores durante o processo de avaliação.

 

Política de plágio: todo o trabalho submetido será previamente analisado em software específico para conferir a questão de plágio.

 

Junto ao trabalho, o autor deverá enviar uma breve carta de apresentação solicitando a submissão de seu manuscrito, a qual deverá conter a identificação dos autores, título do trabalho, endereço completo do autor para correspondência, palavras chaves (conforme estão no texto) e seção em que se enquadra o trabalho (conferir políticas de seção). Nesta carta os autores também devem garantir que o trabalho é original, que não foi enviado para nenhuma outra revista e que também não será enviado durante o processo de avaliação da Ethnoscientia. Neste documento devem ser descritas as autorizações obtidas para a realização do trabalho. No final do documento deve haver a assinatura do autor para correspondência. Ela deverá ser encaminhada junto ao trabalho no sistema de editoração da revista.

 

 

Licença

Ethnoscientia adota a licença Creative Commons com atribuição (CC-BY), o que permite o compartilhamento e uso dos trabalhos, mesmo que comercial, desde que seja dada a devida atribuição ao autor.