Notícias

DIMENSÕES ESPIRITUAIS E SAGRADAS DA NATUREZA - Chamada para submissão de artigos para número temático

 

Nas últimas décadas, o reconhecimento dos múltiplos valores da natureza e suas contribuições para o bem-estar e a qualidade de vida humana vem se ampliando nos fóruns mundiais sobre políticas públicas, incluindo aqueles considerados como culturais. Entretanto, ainda há uma tendência a se evidenciar a importância da natureza em termos de manutenção da riqueza biológica e seus benefícios utilitários ou econômicos, desconsiderando saberes e práticas vinculadas às dimensões espirituais das relações entre seres humanos e ambiente e suas representações tanto no plano material quanto imaterial.

Trata-se de um tema ainda emergente nas discussões acadêmicas e na gestão pública em grande parte dos países, especialmente na América Latina, onde a exuberância natural abriga também uma expressiva pluralidade social e variedade de manifestações relacionadas à religiosidade e espiritualidade. 

Com o intuito de aprofundar essa discussão, a Revista Ethnoscientia, lança a chamada de submissão de trabalhos científicos que versem sobre dimensões espirituais e sagradas da natureza no contexto latino-americano – incluindo a conexão ser humano-sobrenatural, bioxamanismo, plantas de poder, defesa de territórios ancestrais e manejo de sítios naturais sagrados, entre outras – relacionando as implicações dessas problemáticas para a proteção da diversidade biocultural. 

Busca-se explorar referenciais teóricos variados e abordagens criativas que integrem aspectos jurídicos, éticos, econômicos, ambientais e culturais, estimulando reflexões na pesquisa etnobiológica e etnoecológica que reconheçam as interfaces dos valores espirituais nas questões relacionadas à conservação, modos de vida e bem-viver das comunidades e contribuam para inspirar novas formas de entender a relação entre sociedade e natureza.

A Revista Ethnoscientia é uma publicação on line da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), de acesso aberto e gratuito, com textos submetidos a revisão por pares. Além de artigos, a revista agrega também contribuições relevantes em formatos como biografias, entrevistas, cartas, manifestos, normativas, resenhas, relatos de caso, criações artísticas, discursos e comunicações breves.  

Este número temático terá como editoras convidadas a Dra. Érika Fernandes-Pinto (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – erika.icmbio@gmail.com) e a Dra. Paula Chamy Pereira da Costa (Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambiente e Sociedade da UNICAMP – paula.chamy@gmail.com).

O cadastro dos autores e as submissões devem ser feitas diretamente no site da Revista, seguindo as normas de publicação disponíveis em www.ethnoscientia.com, até 12 de abril de 2019.

 

Prof. Dr. Eraldo Medeiros Costa Neto

Editor-Chefe

 
Publicado: 2019-02-15
 

Ethnoscientia indexada na plataforma webqualis da CAPES

 

Após dois anos de seu lançamento, a revista Ethnoscientia passou a ser indexada na plataforma webqualis da CAPES. Estamos sendo avaliados em cinco áreas, com a classificação C em biodiversidade, ciências ambientais e ciências biológicas I e B5 em ciências agrárias e interdisciplinar.

 

 
Publicado: 2017-07-08
 

número especial: “Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil: do passado ao futuro”

 

Chamada para número especial especial:


A revista ethnoscientia convida a todos para contribuir com o volume especial:
“Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil: do passado ao futuro”
A data limite para envio de contribuições é até o dia 15 de outubro de 2017!
Como sugestão, serão aceitos trabalhos que remetem a eventos e personagens importantes para o estabelecimento destas ciências no país, como biografias, entrevistas, resenhas críticas sobre publicações relevantes, artigos de revisão, entre outros, além de análises sobre a produção científica, tendências e as contribuições da academia para a sociedade.
Será organizado um espaço para pequenas biografias ou relatos sobre parabotânicos, guias de campo e lideranças que contribuíram de forma relevante com as atividades de pesquisa em Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma da revista ethnoscientia www.ethnoscientia.com
Quaisquer dúvidas envie e-mail para contato@ethnoscientia.com

 
Publicado: 2017-03-07
 

resenhas críticas para avaliação

 

Você sabe o que é uma Resenha crítica?

Confira a lista de livros/trabalhos encaminhados pelos autores e disponíveis para avaliação em:
https://docs.google.com/…/1Y00onXt_hNmjd7sFvkEwCvtuDa…/edit…

Caso tenha interesse em avaliar alguma destas obras é necessário se cadastrar no sistema da revista como autor e avaliador e enviar um e-mail para contato@ethnoscientia.com informando a obra que tem interesse com um breve curriculo. Se a proposta for aceita, a obra de interesse impressa/digital será enviada para avaliação.

Caso tenha uma publicação que tenha interesse de deixar disponível para que outros autores façam uma resenha crítica envie e-mail para contato@ethnoscientia.com

Vantagens de escrever uma resenhas crítica:

- ela irá colabroar para a divulgação do trabalho avaliado

- a resenha crítica será publicada junto a artigos e outros tipos de trabalho na revista ethnoscientia

- os autores receberão gratuitamente uma versão da obra impressa/digital

 
Publicado: 2017-01-12
 

XI Simpório Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia

 

divulgação do:

 

XI Simpósio Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia

Feira + 20, Bem viver e pós-desenvolvimento

Feira de Santana, BA

22 a 27 de novembro de 2016

 

 

 
Publicado: 2016-05-22 Mais...
 

ISSN 2448-1998

 

Nesta semana o nosso registro ISSN saiu!

Este é o primeiro passo para a indexação da revista!

 
Publicado: 2016-04-19
 

Por que publicar?

 

-  processo rápido para publicação em sistema ahead of print

-  atribuição de D.O.I. para todos os trabalhos

-  publicação de trabalhos em inglês, espanhol e português

-  custo gratuito (para trabalhos enviados até junho de 2016)

-  presença em nosso corpo editorial de pesquisadores e profissionais reconhecidos das etnociências

-  revista online e de acesso gratuito

 
Publicado: 2015-12-09
 

Lançamento da revista / Submissão de novos trabalhos

 

Ethnoscientia está oficialmente lançada!!

Estamos aceitando trabalhos para avaliação em fluxo contínuo!

 
Publicado: 2015-12-09
 
1 a 8 de 8 itens